segunda-feira, 28 de abril de 2014

Valsa com Bashir

Este filme, apresentado também na aula de Cine-Defesa, trata de traumas sofridos por pessoas que lutaram em guerras, como o Transtorno de Stress Pós-Traumático, por exemplo.
Atualmente, estima-se que a cada dia, um entre dez militares norte americanos que foram para guerras, se suicidam. O número de mortos já ultrapassa as mortes na própria guerra do Iraque.
O que acontece nesses casos, é que, quando as pessoas passam por momentos fortes e são levados à sua exaustão, podem passar posteriormente por níveis de adrenalina ainda altos no sangue, que deveriam ter baixado após os fatos estressantes. O Cortisol é um hormônio que baixa a adrenalina. Nessas pessoas ele é produzido em menor quantidade, deixando níveis altos de adrenalina no sangue, fazendo com que a pessoa passe por episódios de raiva, depressão, ansiedade, violência e recorrer ao uso de drogas.

Seguem abaixo links de matérias onde isso é notado:

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/34659/atirador+de+fort+hood+era+veterano+de+guerra+com+problemas+psiquiatricos.shtml

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/03/130316_veteranos_iraque_jp_pu.shtml

Já os veteranos do Iraque contra a guerra (Iraq veterans against the war) fazem projetos para estimular a paz, mas não somente isso. Principalmente mostram os danos da guerra tanto físicos no ambiente como na saúde mental de quem participa da guerra.

Segue o link da associação para quem desejar conhecer melhor:

http://www.ivaw.org/

Já abaixo, segue o filme no link:

http://vimeo.com/33186000

E o trailer na miniatura de youtube abaixo:



Matéria inspirada na atividade proposta por Henrique Paiva, professor de Defesa e Gestão Estratégica Internacional, aula de Cine-Defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário