terça-feira, 25 de março de 2014

Doutrina de Choque


Este documentário, feito em 2009 foi tema da aula de Cine-Defesa da semana passada.
Até agora, tivemos muitos bons filmes, mas esse foi excepcional.

Lembrando que o curso de DGEI não assume nenhuma postura capitalista ou anti-capitalista, mas o documentário trata das consequências da implementação no neoliberalismo e os momentos em que se torna propícia a sua implantação.

Baseado no livro da autora e ativista canadense Naomi Klein, o filme retrata um pouco da tese da autora que é o choque como precedente do modelo neoliberal.

Segundo ela, o choque é quando perdemos a noção do que é nossa história. Geralmente, quando acontece uma crise ou uma guerra, perdemos um pouco essa noção e então, ficamos tão preocupados com a emergência e com a manutenção do que tínhamos antes, que acabamos optando por modelos como esse.

"Estudos da década de 50 financiados pelos militares mostram que a terapia de choque (tortura) diminui a capacidade de raciocínio, causa apatia e abaixa a resistência individual, fazendo a personalidade da pessoa regredir. Tal experimento serviu para uma aplicação em larga escala durante guerras, crises e desastres naturais. Com que objetivo? Privatizar e desregulamentar bens públicos sob a doutrina econômica da Escola de Chicago, o neoliberalismo."

O documentário busca desvendar o mito de que o neoliberalismo está atrelado à democracia e à liberdade, mostrando exemplos como as ditaduras no Chile e na Argentina, depois com a Guerra do Iraque, entre outros.

"A doutrina do choque é um documentário essencial para os interessados em conhecer o dano generalizado que o neoliberalismo causou e continua causando, jogando pessoas pra baixo da linha da pobreza e enfraquecendo qualquer possibilidade do estabelecimento de uma política voltada para o bem público."




Trechos retirados de: http://resenharexperientia.wordpress.com/2011/11/14/a-doutrina-do-choque-2009-documentario/

2 comentários:

  1. POIS É!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Achei esta sua postagem,diferenciado em valor de qualidade e conteúdo daquelas que tenho, em geral lido, e por esta razão , parabenizo!

    Nesta oportunidade, estou lhe convidando para também conhecer meus blogs que somam um total, (os quatro) mais de 3.500 seguidores e só num deles 2227 seguidores, até agora que, é o

    HUMOR EM TEXTOS.

    Só lhe trago estes números para mostrar-lhe que muitos também gostaram e ficaram e que, o convite é uma sincera vontade em ter você por lá.

    Os outros são:

    -FOTOFALADA (HUMOR COM FOTOS E BALÕES)

    -SEXO COMO PRODUTO DE CONSUMO ( FÒRUM DE DISCUSSÃO SOBRE ESTA ATUAL DIVERSIDADE DE OPÇÕES DE GENEROS)

    -FALANDO SÉRIO ( DISCUTINDO O RELACIONAMENTO ROMÂNTICO)

    - COMO ERA FACIL FAZER SEXO (HUMOR DENTRO DESTE TEMA)

    Neles você não encontrará baixarias, nem apelações, isto em respeito a você que poderá se tornar meu seguidor.

    Espero por você e voltarei sempre aqui.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir