sábado, 15 de março de 2014

Centro Acadêmico de DGEI

O Centro Acadêmico (CA) de DGEI é dividido em diretorias:

Atlética

Político/Acadêmico

Administrativo/Financeiro

Comunicação

Comissões

Cada uma dessas diretorias possui Presidente, Vice-presidente e Assessor

O Centro Acadêmico do curso busca relacionar o nosso curso com todos os assuntos que sejam de interesses dos alunos de DGEI. Por isso, busca novas ideias, opiniões, necessidades e tudo o que os alunos querem propor. Basta conversar com qualquer um dos membros do Centro Acadêmico, que eles irão encaminhar para o setor necessário.

A parte da Atlética busca formar times, buscar um espaço para treinos e planejar atividades nos mais variados esportes. Basta os alunos buscarem participar, que eles ajudam;

A parte Político/Acadêmico busca resolver todas as questões do curso em si. Professores, aulas, disciplinas, relações com outros setores da UFRJ, como o DRE, as manifestações para as reformas no bandejão, a parte de condução para a Cidade Universitária, reclamações sobre os serviços de ônibus e tantas outras coisas.
Sobre a condução, um fato importante é que muitos ônibus deixam de entrar na Cidade Universitária, cortam caminho, passam em intervalos de tempo irregulares, chegam superlotados, os motoristas trafegam em alta velocidade e muito mais... Então, o pessoal do CA fez um documento, pedindo a opinião, ou melhor, fez uma enquete para ser mais específico, com os alunos e levou esse resultado à uma plenária na UFRJ, entregaram para o prefeito da UFRJ e tentaram entregar ao diretor de transportes que, como já se esperava, não estava presente. Mas isso é uma luta e não vamos desistir. Nem os alunos membros do CA e nem aos alunos de DGEI. Isso é uma causa de todos.

A parte Administrativa/Financeira organiza o quanto foi arrecadado nos trotes, administra como esse dinheiro irá ser usado nas necessidades do curso, planeja as camisas e canecas do curso, que serão vendidas mais tarde, a fim de gerar mais lucro para o CA.

Comunicação está em divulgar tudo isso, fazer o site do curso, organizar palestras, ter uma relação direta com os alunos e muito mais.

Com relação ao bandejão de Letras, prédio onde estudamos, que se encontra parada devido a obras (que não foram iniciadas), eles buscam junto com outros alunos da UFRJ colocar microondas e geladeira para tenta melhorar essa condição e buscam pressionar para o começo das obras.

Em resumo, é isto.
Mas tem muito mais.
Em breve, realizo uma entrevista com algum membro atual do CA e informo melhor sobre este assunto.
O que posso dizer a mais é que os membros precisam se reunir com frequência, muitas vezes tendo que resolver assuntos de última hora, precisam ser muito ativos dentro do curso e precisam documentar tudo. É coisa séria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário