quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ementas do 5° período

Planejamento Estratégico e Análise de Cenário

Somente organizações que entendem os conceitos do Marketing e oferecem real valor para seus clientes permanecem no mercado e justificam sua existência. Seu sucesso também envolve a adaptação a diversos aspectos do ambiente de atuação, sujeitos a vários fatores intervenientes, cujas variações podem resultar em centenas de cenários diferentes ao longo do tempo, demandando bom planejamento. A disciplina visa equipar os alunos com ferramental analítico para análise dos cenários que tenham influência sobre as organizações e elaboração do planejamento de marketing mais adequado.

Direito Internacional Humanitário

Introdução ao Direito Internacional Humanitário e sua relação com o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional dos Refugiados. Distinção entre Direito de Guerra e Direito Internacional Humanitário. As Convenções de Genebra de 1949. Os Protocolos Adicionais de 1977. A proteção jurídica vítimas de conflitos armados.

Organizações Internacionais

Histórico de Surgimento das Organizações Internacionais; organizações Internacionais e as diferentes perspectivas; importância dos Regimes Internacionais: as diferentes perspectivas; cooperação funcional; o sistema ONU; reforma da ONU, organizações internacionais especializadas – BIRD, FMI, OMPI, FAO, ONUDI, OIT, UNESCO, OMS, UPU, UIT, OACI, OMI, OMM, AIEA, OPAQ, OMT; Organização Mundial do Comércio; Organização dos Estados Americanos.

Saúde e Ambiente: Questões Globais

Estrutura e dinâmica da Saúde Ambiental no campo de conhecimento da Saúde Coletiva: Histórico – da Antiguidade à Nova Saúde Pública. – Relatório Lalonde (1974) – Promoção de Saúde: criação de ambientes favoráveis à saúde. Projeto Cidades Saudáveis (OMS). Agenda 21: Saúde ambiental como prioridade social. Impactos dos processos de desenvolvimento no ambiente e na saúde. Os processos de adoecimento das populações trabalhadoras causados pela exposição às substâncias químicas. Mudanças Climáticas.

Formação Econômica Brasileira

Introdução à História Econômica do Brasil: principais etapas do desenvolvimento e inserção do Brasil no Mercado Mundial desde o século XVI até o presente; Principais Intérpretes e debates sobre o desenvolvimento econômico brasileiro. Diferentes problemas e controvérsias sobre economia brasileira contemporânea: planos nacionais de desenvolvimento, o processo de substituição de importações, o endividamento externo, a restrição externa de divisas, a inflação e os planos de estabilização.


Lembrando que dia 12 coloco os respectivos professores de cada matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário