segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quarto Período

Direito Internacional Público
Professora Sayonara
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797456H5

Direito internacional e direito interno; proteção da dignidade humana, direitos humanos; limites na conduta de guerra, proteção de não combatentes; Direito Internacional Privado: legislação,  normas, acordos que delimitam as disputas em um contrato entre empresas que estão em diferentes países.

Integração Regional
Professora Cintiene Sandes

Teorias da integração regional; as etapas da integração regional; histórico dos processos de integração regional nas diversas regiões do globo; o regionalismo e a globalização; os efeitos práticos da integração regional: os aspectos jurídico, político, econômico e sócio-cultural. As variáveis domésticas e o impacto nos processos de integração regional. Sociedade civil e os blocos regionais.

Segurança Pública
Professor Henrique Paiva

Políticas de segurança pública: as diferentes perspectivas; violência e criminalidade na sociedade brasileira; identificação de ameaças; agentes de segurança pública; crime organizado; sistema nacional de segurança pública; defesa civil; ameaças e a segurança pública no Rio de Janeiro.

Guerra Civil e Assimétrica
Professora Sandra Becker


Conceitos e definições; diferenças entre guerras convencionais e guerras civis e assimétricas; estratégias de defesa em situações de assimetria de poder; Instituições, Comando e Controle, Armas Combinadas, Inteligência, Infantaria, Blindados, Artilharia, Força Aérea, Marinha, Batalha Terrestre, Batalha Aérea e Batalha Naval; estudos de casos comparativos de guerras assimétricas e civis.

Bioética e Defesa
Professora Sandra Becker

Introdução à Ética e Bioética: elementos conceituais, teóricos e metodológicos.  A Biopolítica e os Direitos Humanos no âmbito da Defesa: principais abordagens e discussões bioéticas. Biossegurança: conceito, regulamentação, questões bioéticas atuais para a defesa. Biodefesa: o uso de armas químicas e biológicas; bioterrorismo/bioviolência; guerra e estados de violência; guerra. Ética em pesquisa em seres humanos e animais: Histórico; fundamentos e regulamentação, nacional e internacional; discussões contemporâneas sobre ética em pesquisa. Ética Ambiental: principais abordagens e questões bioéticas.

Análise de Dados
Professora Claudia
Professor Andre

Análise de Dados. Introdução à Análise de Dados. Tabelas e Gráficos. Medidas de posição. Medidas de dispersão. Probabilidade. Distribuição de Probabilidade Normal. Distribuição Amostral da Média. Estimação da média populacional. Tamanho amostral. Estimação da proporção populacional. Tamanho amostral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário