quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Ementas da disciplinas do Segundo Período

Teorias de Segurança e Defesa 
Noções gerais de política e estratégia; teorias de segurança e defesa: Sun Tzu, Carl Clausewitz, Maquiavel, Kenneth Walttz, Raymond Aron, Barry Buzan etc O debate contemporâneo da segurança internacional, segurança internacional multifatorial.


Metodologia da Pesquisa Científica I
A busca e formação do conhecimento. Os diversos tipos de conhecimento. O método científico. Tipos de pesquisa. Elaboração, apresentação de trabalhos técnico-científicos e divulgação (projeto, relatório, resumo, pôster, monografia e artigo científico). Ética em pesquisa. Produção científica no campo de Defesa e Gestão Estratégica Internacional.

Macroeconomia
Noções básicas sobre os agregados macroeconômicos: conceito de moeda e agregados monetários, noções de contabilidade social; conceitos e medidas de inflação e de emprego; Introdução à determinação do produto numa economia fechada: produto de equilíbrio e o multiplicador; o setor governamental, déficit do governo e política fiscal; política monetária, taxas de juros e a determinação do produto; Introdução à determinação do produto numa economia aberta: noções sobre taxa de câmbio e regimes cambiais; demanda agregada e determinação do produto numa economia aberta; noções de política econômica numa economia aberta.

Economia Política Internacional
Formação do sistema interestatal capitalista; debates sobre as origens do capitalismo; A evolução da interação entre Estado e mercado no Sistema Internacional, principais correntes teóricas da Economia Política Internacional; o debate sobre a estabilidade hegemônica; Regimes Monetários e Financeiros Internacionais e Relações de poder Internacionais; Blocos regionais e processos de integração em perspectiva histórica; Principais debates sobre as perspectivas do sistema econômico internacional.

Política Externa Brasileira I
O Império: as relações internacionais brasileiras entre 1822 e 1889. A relação com a Região Platina. A Guerra do Paraguai. A expansão das fronteiras: a ação do Itamaraty. A consolidação do ciclo exportador de café. A escravidão como fonte de crises internacionais. A relação com a Inglaterra. A influência francesa. A relação com os Estados Unidos. A crise do Império e seus efeitos sobre as relações internacionais brasileiras: crise ou continuidade? A República: O advento da República e a reorientação da política externa. A ação internacional do Rio Branco. As relações com os Estados Unidos. O Brasil e a Primeira Guerra Mundial. A candidatura do Brasil a um assento permanente na Liga das Nações. De Vargas à Política Externa Independente. A qüidistância pragmática. Dutra e o alinhamento na Guerra Fria. JK e o início da diplomacia brasileira contemporânea. A Política Externa Independente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário